Pesquisar este blog

quarta-feira, 18 de maio de 2011

Deputados resistem em assinar a CPI


A resistência da maioria dos deputados em assinar a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para apurar os desvios de recursos na Assembleia Legislativa do Pará, surpreende a população. 

Proposta pelo deputado Edmilson Rodrigues (PSOL), a CPI contou com a assinatura apenas das bancadas do PT e do PPS, que juntas somam 10 assinaturas. São necessárias 14 assinaturas para instalar a comissão. Dos 31 deputados que ainda resistem à abertura das investigações, estão os recém-eleitos Ozório Juvenil (PMDB) e Cilene Couto (PSDB), que são filhos dos ex-presidentes da Casa que estão sendo investigados, Domingos Juvenil (PMDB) e Mário Couto (PMDB). O presidente da Alepa, Manoel Pioneiro (PSDB); e o líder do governo na Casa, Márcio Miranda (DEM) também não assinam a CPI juntamente com as bancadas do PSDB, do PMDB e de outros nove partidos com assento no Legislativo.

Apesar do governador Simão Janete (PSDB) ter declarado posição favorável à CPI, nenhum deputado da legenda assinou a comissão. O PMDB, como partido de Juvenil, no colo do qual recai a responsabilidade pela maior parte das fraudes verificadas até aqui na investigação do Ministério Público do Estado, também está na oposição à CPI. O PTB, partido do ex-deputado Robson do Nascimento, o Robgol, no apartamento do qual a polícia apreendeu R$ 500 mil em dinheiro e R$ 40 mil em vales-alimentação da Alepa, é outra bancada que não assina a CPI. 



Aliás, os petebistas nem comentam sobre os fortes indícios de envolvimento do colega no escândalo do Legislativo. O partido do líder do governo na Assembleia, Márcio Miranda (DEM), também é contra a CPI. Apesar da direção estadual do PV ter determinado que o único deputado da legenda, Gabriel Guerreiro, assinasse a comissão, ele não assinou. O novato Hilton Aguiar (PSC) também criou expectativas de que iria consultar o partido sobre o assunto antes de decidir e saiu pelo escanteio. O colega de partido, Alessandro Novelino (PSC) disse que assinaria se a comissão dependesse de apenas uma assinatura para ser viabilizada. Como ainda faltam quatro assinaturas, ele não assina. Assim como eles, as bancadas do PDT, PP, PR, PRB e PSB também não querem apurar as irregularidades da Alepa por meio da CPI.

Confira quais deputados não querem assinar a CPI:

Manoel Pioneiro (PSDB)
José Megale (PSDB)
Cilene Couto (PSDB)
Ana Cunha (PSDB)
Alexandre Von (PSDB)
Ozório Juvenil (PMDB)
Parsifal Pontes (PMDB)
Josefina Carmo (PMDB)
Nilma Lima (PMDB)
Simone Morgado (PMDB)
Martinho Carmona (PMDB)
Antônio Rocha (PMDB)
Paulo Jasper, o "Macarrão" (PMDB)
Márcio Miranda (DEM)
Haroldo Martins (DEM)
Fernando Coimbra (PDT)
Pio X (PDT)
Luiz Rebelo (PP)
Raimundo Santos (PR)
Eliel Faustino (PR)
Celso Sabino (PR)
Luzineide Nascimento (PR)
Pastor Divino (PRB)
Raimundo Oliveira, o "Belo" (PSB)
Cássio Andrade (PSB)
Alessandro Novelino (PSC)
Hilton Aguiar (PSC)
Tião Miranda (PTB)
Eduardo Costa (PTB)
Júnior Ferrari (PTB)

Veja quem assinou a CPI:
Edmilson Rodrigues (PSOL)

Carlos Bordalo (PT)
Airton Faleiro (PT)
Bernadete ten Caten (PT)
Valdir Ganzer (PT)
Chico da Pesca (PT)
José Maria (PT)
Milton Zimmer (PT)
Edilson Moura (PT)
João Salame (PPS)
Gabriel Guerreiro (PV)

Nenhum comentário:

Postar um comentário